sexta-feira, 25 de março de 2011

A vez das mulheres na reparação

AX.png

Marta Rodrigues (PT) é a primeira mulher a presidir a Comissão da Reparação da Câmara Municipal de Salvador (CMS). A boa notícia chega em março - Mês da Mulher – e no Ano Internacional do Afrodescendente definido pela ONU, dia depois do 21 de Março, em que se celebra a necessidade de eliminação da discriminação racial

O desafio da pasta é discutir os assuntos relacionados à comunidade negra no Legislativo da capital baiana: projetos de lei, sessões especiais, políticas públicas.

“Num município de maioria negra, uma mulher assumir a presidência de uma comissão de reparação é dar voz e vez para todo esse segmento que ao longo dos anos ficou alijado das políticas públicas”, considera a vereadora.

Ela lembra a importância estratégica de costruir políticas que favoreçam o segmento e, principalmente, que recursos sejam alocados para a implementação. Marta não esquece que a Secretaria Municipal da Reparação ficou com 0,07% do orçamento de 2011.

A presidência da Comissão foi definida em reunião do colégio de líderes. Ao todo, a CMS mantém dez comissões permanentes no terceiro período legislativo da 16ª Legislatura. A base oposicionista ficou com a presidência de três — Direitos do Cidadão, Reparação e Planejamento Urbano e Meio Ambiente.

Marta realiza neste sábado 26 I Encontro de mulheres do mandato

Conm.png

Num mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, as mulheres de Salvador estão sendo conclamadas a debater temáticas relacionadas ao gênero, como organização política, violência e empoderamento feminino.

Será também um momento de encontro e homenagens, tendo como pano de fundo o primeiro ano de mandato da primeira mulher presidenta do Brasil.

O encontro será nesta sábado 26, no Mezanino do Edifício Bahia Center, às 9 horas e contará com uma mesa qualificada na presença de companheiras militantes e mulheres populares que constroem sua luta no dia a dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário