terça-feira, 9 de novembro de 2010

Pedindo paz e respeito no Novembro Negro

A nossa vereadora Marta (PT) e ativistas da Rede Religiosa de Matriz Africana do Subúrbio participaram da 3ª Caminhada pela paz, pelo respeito e contra a intolerância religiosa, no último domingo. A mobilização percorreu o bairro de Paripe, no subúrbio ferroviário da capital baiana
Os participantes citaram o caso de violência policial cometida contra a ialorixá Bernardete Souza Ferreira dos Santos, 42, dia 23 de outubro deste ano, no Assentamento Dom Helder Câmara (distrito de Banco do Pedro, em Ilhéus).
Bernardete, que estava acompanhada do marido, o professor de Filosofia Moacir Pinho de Jesus, ao receber policiais com um jovem algemado, indagou sobre o motivo da presença dos PMs na área, que é federal e, portanto, de atuação limitada à Polícia Federal e às Forças Armadas.
A Ialorixá, ao receber voz de prisão por desacato, incorporou seu orixá, Oxóssi, e não teve mais consciência do que veio a acontecer. Segundo depoimentos, ela foi pisada em seu pescoço, ao chão, em cima de um formigueiro.

Veja foto do Correio:

Bernadete foi torturada por policiais militares da Bahia, num episódio de abuso e intolerância religiosa



Nenhum comentário:

Postar um comentário