O Prêmio Eduardo Barbosa, concedido pelo Grupo Gay de Camaçari (GGC), reconhece a vereadora Marta, que é presidente do PT em Salvador, principalmente pela autoria do projeto de lei sancionado pela Prefeitura da capital baiana, que determina que órgãos públicos e privados respeitem o nome social de travestis e transexuais.
A solenidade de entrega, que aconteceu no sábado (18), na Câmara Municipal de Camaçari possibilitou um diálogo com representantes do movimento das Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) de Belém do Pará que visitaram a Casa legislativa de Salvador na segunda-feira (20).
Marta Rodrigues ressaltou a necessidade de se criar mais políticas públicas para o movimento LGBT. “A premiação serve como um incentivo para que possamos continuar lutando por mais respeito e igualdade para o segmento”.
Para o presidente da Coordenação Estadual de DST/AIDS e Hepatite Virais de Belém do Pará (Cespa), Ricardo Brito, “a visita serviu como um intercâmbio para que possamos fortalecer o movimento e melhorar a qualidade de vida dessa população”.
Participaram da visita também o coordenador do Comitê LGBT da Bahia, da Secretaria de Justiça Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Danilo Bitencourt, o membro do Colegiado do Fórum Baiano LGBT Nilton Luz e, da Cespa, Samuel Sardinha.