terça-feira, 29 de novembro de 2011

Associação de Travestis condecora Marta com Troféu Michelle Marry

Na primeira edição da premiação, a vereadora Marta Rodrigues foi uma das homenageadas


Durante o II Encontro Estadual de Travestis e Transexuais, realizado entre os dias 22 e 25 de novembro pela Associação de Travestis de Salvador – ATRAS, a vereadora e presidenta municipal do PT, Marta Rodrigues, foi uma das homenageadas. O encontro, que aconteceu no Amaralina Praia Hotel e contou com o tema ‘Não exijo que me aceira, mas desejo que me respeite – Em busca do reconhecimento pela identidade’, promoveu ainda a primeira edição do Troféu Michelle Marry, com o qual a vereadora foi uma das agraciadas. De acordo com a ATRAS, a premiação é uma forma de reconhecimento pela contribuição de algumas personalidades para o desenvolvimento e fortalecimento do movimento de travestis e transexuais na Bahia. É de Marta Rodrigues o projeto que gerou a Lei nº 7.859/10, de 25 de maio de 2010, que garante aos travestis e transexuais o direito de serem atendidos por seus nomes sociais em órgãos da administração pública municipal e da iniciativa privada.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Giving Back busca parceria em Salvador

Presidente da entidade visita a Câmara com a vereadora Marta Rodrigues

Salvador poderá firmar, em 2012, uma parceria com a Associação Giving Back, entidade internacional que desenvolve trabalho social, desportivo (através do basquete) e humanitário, atendendo a crianças e adolescentes em situação de risco em diversas partes do mundo.

Para mostrar o trabalho da Giving Back, esteve na Câmara Municipal de Salvador, na manhã desta segunda-feira (21), o fundador e presidente da entidade, o senegalês Babacar Sy, que foi recebido pela vereadora Marta Rodrigues (PT). Babacar Sy encaminhará à Secretaria Municipal de Educação e Cultura um projeto para firmar parceria internacional.

“Estamos presentes em vários países, como Estados Unidos, França, Senegal, Mali, África do Sul, Ruanda, Burundi e Burkina Faso e desejamos ampliar as nossas atividades em Salvador”, informou Babacar, que reside em Paris e onde a entidade é sediada.

A Giving Back tem embaixadores no esporte, música, literatura, artes gráficas, comédia, moda e cinema. Atuam como representantes internacionais William Gallas, Alexis Peskine, Claudia Tagbo e Moustapha Sanko.

“As atividades socioeducativas da Giving Back são fortalecidas por ações humanitárias desenvolvidas na África”, acrescenta a vereadora Marta Rodrigues. A vinda de Babacar Sy ao Brasil resultou de recente visita da vereadora à França.

As ações da Giving Back, que tem como lema “nunca esqueça de onde você vem”, podem ser conferidas no site www.givingbackcharity.com

Fonte: ASCOM CMS

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Marta participa da Caminhada Contra a Intolerância Religiosa e Pela Paz


A vereadora acompanhou a quarta edição do evento que busca o fim da intolerância religiosa


Ao som do toque do ijexá e de protestos contra o preconceito religioso, aconteceu no domingo, 06 de novembro, a 7ª Caminhada Contra a Intolerância Religiosa e Pela Paz. A marcha, realizada pela Rede Religiosa de Matriz Africana do Subúrbio, percorreu as ruas do bairro de Paripe, em Salvador. A vereadora Marta Rodrigues, presidenta da Comissão de Reparação da Câmara Municipal de Salvador, esteve presente à caminhada, que reuniu cerca de mil pessoas em torno da causa. Os participantes, na maioria adeptos do candomblé, protestaram ainda contra a implosão da Pedra de Xangô, ícone religioso de matriz africana que está ameaçado por interesses imobiliários.
Desde 2005 vêm sendo realizadas caminhadas contra a intolerância religiosa em Salvador. Tais eventos pretendem estimular a auto-afirmação de religiosos e seguidores das religiões de matrizes africanas que, devido à discriminação, ainda sentem-se intimidados ao declarar suas preferências religiosas. A iniciativa faz parte das comemorações do novembro negro, mês em que se comemora o dia da Consciência Negra (20).